quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Hibiscus sabdariffa

-->
Hibiscus sabdariffa

      É um arbusto perene da família das malváceas que pode alcançar três metro de altura, e produz flores muito vistosas o que faz com que seja muito cultivado como planta ornamental. Suas folhas mais jovens servem como uma excelente salada, ricas que são em vitaminas B1, A, sais minerais e aminoácidos. A flor é utilizada como chá que tem muitas propriedades medicinais algumas comprovadas por estudos científicos. Ele é usado como emagrecedor, antibiótico, baixa o colesterol e o açúcar do sangue, possuí flavonóides que são as substâncias também encontradas no vinho tinto que conferem a essa bebida as suas propriedades benéficas para o coração, tem poder antioxidante, ou seja previne o envelhecimento precoce, é hipotensor, previne a diabete tipo 2, tem poder anti-inflamatório, combate gripes e resfriados, é diurético e levemente laxante. Como se não bastasse a sabedoria popular atribui efeitos afrodisíacos a planta que alias tem o seu nome em homenagem a deusa egípcia Ísis (hibiscus significa Ísis em grego).
      Para preparar leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar a fervura, acrescente 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 sachês daqueles de que vem em caixinhas. Desligue o fogo, tampe por 5 a 10 minutos e coe. Pronto pode tomar uma xícara duas vezes ao dia. O hibiscus pode igualmente ser consumido na forma de suco, com uma colher de chá da flor mergulhada em um litro de água de um dia para o outro quando, depois de coado, deve ser batido com frutas tropicais, fica uma delícia!

o hino a Isis – datado entre os séculos III e IV.
Porque eu sou a primeira e a última
Eu sou a venerada e a desprezada
Eu sou a prostituta e a santa
Eu sou a esposa e a virgem
Eu sou a mãe e a filha
Eu sou os braços de minha mãe
Eu sou a estéril, e numerosos são meus filhos
Eu sou a bem-casada e a solteira
Eu sou a que dá a luz e a que jamais procriou
Eu sou a esposa e o esposo
E foi meu homem quem me gerou em seu ventre
Eu sou a mãe do meu pai
Sou a irmã de meu marido
E ele é o meu filho rejeitado
Respeitem-me sempre
Porque eu sou a escandalosa e a discreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário