quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Modo de preparo das pantas medicinais


Como tísana:

Para preparar uma tísana, devemos por a água para ferver. Quando estiver fervendo, acrescentamos as ervas e tampamos. Devemos esperar que ferva por uns cinco minutos e apagar o fogo. Depois deixamos repousar por mais alguns minuto, coamos e pronto.

Por infusão:

Devemos despejar a água fervendo sobre as ervas, tampar e deixar repousar por cinco a dez minutos coamos e pronto. Para esse tipo de preparo são mais apropriadas as flores e folhas por serem mais tenras.

Por decocção:

Colocamos as ervas em uma vasilha com água, tampamos e deixamos ferver por quinze a trinta minutos. Apagamos o fogo e esperamos amornar, coamos e pronto. Esse método é usado para talos lenhosos, casca e raízes bem picados por sua natureza mais dura.

Por maceração:

Pomos as ervas de molho em água fria por doze à vinte quatro horas. Folhas, flores, sementes e partes tenras ficam no molho por doze horas, enquanto caules lenhosos, cascas e raízes depois de bem picados permanecem por até vinte quatro horas. Coamos e pronto.

Garrafadas:

São preparadas colocando ervas selecionadas em garrafas com cachaça, e deixando repousar por um à vários meses para que o princípio ativo passe para a bebida. Outra alternativa é usar vinho tinto para preparar os famosos “vinhos medicinais” que os antigos apreciavam bastante.

Cataplasma:

Socamos as ervas frescas em um pilão, colocamos em um pano bem limpo de fibra vegetal, como algodão por exemplo, de preferência branco pois os tecidos coloridos possuem pigmentos que podem ser tóxicos, melhor, e amaramos

Compressas:

Usamos para esse fim panos bem limpos de algodão, ou outra fibra vegetal, de preferência branco pois os tecidos coloridos possuem pigmentos que podem ser tóxicos, mergulhamos em um chá bem forte preparado a partir da erva, torcemos e o aplicamos sobre a parte a ser tratada.

Unguentos:

Devemos esmagar as ervas com um pilão de ágata ou bronze, depois misturá-las com óleo de côco, manteiga de amendoim, ou gordura animal mesmo. Depois colocamos no fogo para derreter, deixamos esfriar e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário